quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

HemoRio precisa de doações de sangue para feridos em desabamento



O Hemorio informou nesta quinta-feira (26) que está precisando de doações de sangue devido ao desabamento de dois prédios e um sobrado no Centro do Rio.
Segundo a assessoria de imprensa, o estoque já estava baixo, e algumas bolsas de sangue já foram encaminhadas ao Hospital Souza Aguiar, também no Centro, para onde estão sendo levados os feridos nos desabamentos.
O HemoRio estará aberto a partir das 7h, e funciona na Rua Frei Caneca, número 8. O HemoRio informa que nesta quinta será realizada uma coleta móvel no estacionamento do Shopping Downtown, na Barra da Tijuca, das 9h às 15h.
Cinco dos feridos receberam atendimento no Hospital Souza Aguiar: quatro homens (dois de 37 anos, um de 31 e um de 50 anos) e uma mulher de 28 anos. O quadro mais grave é o da mulher, que teve lesão no couro cabeludo e vai ter que passar por cirurgia. Um zelador e um operário, que estava dentro de um elevador, estão entre os feridos retirados com vida dos escombros.

Busca
Emocionados e aflitos, familiares de pessoas que estavam nos prédios que desabaram buscam informações de vítimas no Hospital municipal Souza Aguiar. Chorando muito e ao lado do filho, Roberto Flaviano, de 64 anos, procurava notícias sobre a esposa, Ana Cristina Faria Silveira, de 51 anos. O casal trabalhava junto em um escritório de contabilidade, no 11º andar do edifício número 44 da Avenida Treze de Maio, que veio abaixo nesta noite. Ele disse que mulher sempre ficava até mais tarde na sala, para concluir documentos da empresa.
“A última vez que falei com ela foi às 20h e depois ela não atendeu mais o celular”, contou ele, afirmando que tem esperanças de encontrar a mulher viva.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou a abertura de um posto de informações em frente à agência da Caixa Econômica Federal, na esquina das avenidas Chile e Rio Branco.

Desabamentos no Centro (Foto: AP)
Outra vítima que ainda não entrou em contato com a família e que estaria em um dos prédios é Luiz Leandro Vasconcelos, de 40 anos. A informação é do sogro dele, Carlos Montenegro, de 67 anos, que também aguarda, nervoso, notícias no Souza Aguiar. Ele disse que o genro trabalhava no 4º andar de um dos dois prédios que caíram.
Já Antônio Cristino buscava notícias da afilhada Kelly da Costa Menezes, de 28 anos. “Não consigo falar no celular e ela também não está no hospital”, disse ele.
Tragédia
Os desabamentos ocorreram um pouco antes das 21h. Em entrevista, o prefeito Eduardo Paes afirmou que foram atingidos um prédio de dez andares e outro de 20 andares. "Aparentemente não foi uma explosão, o desabamento aconteceu por um dano estrutural no prédio. Acredito que não tenha sido vazamento de gás", disse o prefeito.
De acordo com a empresária Zilene Bernardino, que trabalha no local, o prédio de dez andares fica na Rua Manuel de Carvalho, esquina com Treze de Maio, e o outro na própria Treze de Maio. Um terceiro prédio, de menores proporções, também pode ter desabado, segundo testemunhas.

Prédio desaba no Centro do Rio (Foto: Marcelo Piu/Agência O Globo)
De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, há 60 homens da corporação no local do desabamento atuando no trabalho de socorro. Há bombeiros dos quartéis da Barra da Tijuca, de São Cristóvão e do Centro. Há 14 viaturas entre ambulâncias, caminhões de água e de escada magirus.
De acordo com informações do Centro de Operações da prefeitura, a Avenida Almirante Barroso, entre a Rua Senador Dantas e Avenida Rio Branco, está interditada em ambos os sentidos.
Segundo o Metrô Rio, as estações da Presidente Vargas, Uruguaiana, Carioca e Cinelândia foram fechadas. Com isso, a Linha 1 vai de Ipanema até a Glória e Linha 2, até Central.
O Centro de Operações Rio informou ainda que as linhas de ônibus 180 e 184, que passam pelo metrô do Largo do Machado até a Central, estão sendo reforçadas por conta do fechamento de quatro estações do metrô.
A Light desligou a luz nos arredores para evitar incêndios. Vinte viaturas da polícia foram acionadas para isolar a área.
Em nota oficial, o Theatro Municipal informou que o desabamento do edifício da Avenida Treze de Maio não causou prejuízos ao prédio, nem danos estruturais. A única parte atingida por escombros foi a bilheteria, no prédio anexo. Nenhum funcionário foi atingido.
Fonte: Site G1

Mais informações acesse o site do HEMORIO: www.hemorio.rj.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário